Intensivo Ilustração Científica Monocromática (São Paulo – Março 2017)

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Curso voltado para ilustradores, artistas visuais, biólogos e pessoas curiosas em entender e praticar a ilustração científica. Após uma introdução teórica, os participantes experimentarão o desenho de observação de modelos biológicos desde o esboço em grafite, até a finalização na técnica Grafite (em camadas) ou Nanquim (pontilhismo).


Professor:
Leandro Lopes é biólogo e ilustrador. Ministra aulas de Ilustração Científica desde 2003. Foi professor de desenho no SENAC/SC e de Ilustração Naturalista no CIC (Centro Integrado de Cultura – Florianópolis). Hoje administra o ateliê coletivo NACASA, onde leciona curso permanente de ilustração naturalista, além de cursos breves pelo Brasil (Itajaí-SC, Chapecó-SC, Belém-PA, Curitiba-PR, Belo Horizonte-MG, São Paulo-SP). Organizou o “V – Encontro Brasileiro sobre Ilustração Científica”, a “1a. Jornada de Ilustração Científica- Sul” e as exposições “Anatomia de uma Ilustração”, em 2014 e 2016.


Data: dias 10, 11 e 12 de Março de 2017
10/03 (sexta) das 18hàs 22h
11/03 (sábado) das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h00
12/03 (domingo) das 9h às 12h30 e das 13h30 às 18h00
Carga horária: 20 horas


Local e inscrições
ABRA – Escola de Arte e Design
Unidade Pinheiros
R Capote Valente, 1332
Tel. (11)3624-0927
São Paulo/ SP


INVESTIMENTO:
R$ 1.100,00 podendo ser parcelado em 3x no cheque ou cartão de crédito
PARA MATRÍCULAS EFETIVADAS ATÉ 03/01/17 – 20% DE DESCONTO R$880,00
PARA MATRÍCULAS EFETIVADAS ATÉ 03/02/17 – 10% DE DESCONTO R$990,00
Entre em contato para mais informações: pinheiros@abra.com.br


CONTEÚDO

(PARTE 1) Representação gráfica na IC (08 horas).
Introdução teórica (apresentação de slides):
*O que é Ilustração Científica (IC)
*Usos da IC
*Diferenças entre técnicas monocromáticas (tom contínuo e branco e preto)
*Diferenças entre técnicas coloridas (tinta transparente e tinta opaca)
*A prática na IC
*Estudo de casos
Introdução prática (Esboço):
*Materiais utilizados,
*manutenção correta dos materiais;
*Desenho de observação de modelo animal ou vegetal;
*Luz e forma;
*Proporção e medidas
*Exercício de ilustração de um modelo (esboço).
(PARTE 2) Preenchimento (12 horas)
*Materiais utilizados, manutenção correta dos materiais;
*Demonstração técnica monocromática (Grafite e nanquim)
*Luz e volume;
*Texturas;
*Técnicas de transferência de desenho;
*Exercício de ilustração de um modelo.
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LISTAS DE MATERIAIS

O Participante pode optar entre Grafite ou Nanquim

GRAFITE – Camadas
*Lápis de grafite Staedtler (Mars Lumograph): H, 2B, 4B, 6B;
Cretacolor (Fine Art Graphite – 160): 9B;

*Borracha plástica Pentel Soft;
*Limpa-tipos Cretacolor ou Steadtler;
*Régua 15 ou 20cm
*Papel Canson Layout A4 180g/m²
*Papel Sulfite A4 (20 folhas)
*Estilete

NANQUIM – Pontilhismo
*Lápis de grafite Staedtler ou similar: HB, 2B, 4B, 6B.
*Estilete
*Papel Sulfite A4 (20 folhas)
*Borracha Plástica

*Caneta de nanquim descartável Unipin ou Micron ou Copic Multiliner Preta: 0,05; 0,2 e 0,4

OU caneta de nanquim recarregável. De preferência da Rotring, espessura 0,13 ou 0,18 (Caso opte por esta caneta, o papel deve ser Fabriano 4 ou Bristol da Winsor & Newton)

* Papel Canson Layout – 180g/m² A4 (apenas para canetas descartáveis)
OU Papel Bristol Winsor & Newton – 250g/m² A4
OU Papel Fabriano 4 Disegno 220g/m²

 

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